Excesso de peso, fator de discriminação, principalmente para as mulheres

Modelos de blusas de algodao Eskala
Além de ser um sofrimento, o fato de não poder se vestir adequadamente quando está acima do peso gera discriminação… E não em qualquer lugar: no trabalho . De acordo com o último levantamento sobre discriminação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Defensor dos Direitos, as mulheres são as primeiras vítimas de discriminação pela aparência na contratação (10% das mulheres desempregadas, contra 6% desempregadas).

Adicionado a isso é o peso. A obesidade é particularmente discriminatória: “33% dos desempregados em causa dizem já ter sido confrontados com questões relacionadas com a sua corpulência”, sublinha o estudo. Mas o sentimento é desproporcional entre homens e mulheres: 13% dos homens desempregados neste caso dizem ter sido discriminados contra 30% das mulheres desempregadas.

E entre as mulheres desempregadas, “as mulheres obesas são oito vezes mais propensas do que as mulheres com índice de massa corporal normal a relatar serem discriminadas por causa de sua aparência física”. Por quê ? “Como uma mulher gorda, não me perdoa nada”, explica Catherine Lemoine.

Quando saio de casa, tenho que estar impecável, senão fico com o equívoco de que sou gorda, então me deixo ir”. Um círculo vicioso difícil de quebrar. Uma observação partilhada por Mathilde que, para entrevistas de emprego, já teve de gastar pequenas fortunas para encontrar a loja de roupa adequada. “Mas quando você está procurando emprego, logicamente, você não tem muito dinheiro. É, portanto, uma penalidade”.