Um audiobook é uma gravação de um livro lido em voz alta.

Download audio livro anna karenina Ubook
Ele vem em diferentes formatos, geralmente um CD ou um arquivo digital. Os audiobook estão experimentando um crescimento significativo (crescimento de 20 a 25% em todo o mundo em 2020, segundo a empresa Deloitte ), mesmo que, na França, ainda represente apenas 5% do mercado editorial .

O formato DAISY (Sistema de Informação Digital Acessível) foi especialmente desenvolvido em 1996 para audiobook destinados a deficientes visuais ou cegos. Este formato permite navegar no documento, alterar a velocidade de leitura ou definir marcadores. Também memoriza a última posição de reprodução.

Acima de tudo, o formato DAISY oferece audiobook cuja estrutura é facilmente acessível e detalhada, ao contrário do formato MP3 clássico, onde a navegação de um capítulo para outro não é possível.

Os audiobook DAISY estão frequentemente em formato CD, que podem ser reproduzidos num leitor de CD doméstico, walkman ou computador equipado com software adequado. Os audiobook DAISY também estão disponíveis em formato digital para download e armazenamento em cartões SD. Neste caso, a reprodução ocorre em dispositivos do tipo MP3.