Em setembro de 2014, na França, foram oferecidos 233 romances (adultos e juvenis)

Da temporada literária em formato acessível para pessoas com deficiência visual. Por formato acessível entendemos: em Braille, em letras grandes ou gravados em formato de audiobook com síntese de voz.

Um número impressionante que atinge mais de um terço da temporada literária em papel (607 romances para adultos) e dos quais 85% dos títulos aparecem nas listas de seleção para os prêmios literários Em 15 de setembro de 2009, por ocasião de uma questão sobre o Imposto sobre o Valor Agregado sobre os audiobook, uma portaria define audiobook como “obras cuja leitura em voz alta foi gravada em disco compacto, CD-ROM ou qualquer outro meio físico similar, cujo conteúdo reproduza substancialmente a mesma informação textual contida em livros impressos”.

A Audiolib (atualmente a maior editora de audiobook da França) define um audiobook como uma “forma lida, com uma ou mais vozes, de uma obra previamente publicada em forma escrita”. Por audiobook (também chamado de cassete-texto, livro-cassete, audiobook, audiobook, audiobook, livro oral, livro falado, livro falado, audiobook, livro escutado, livro gravado, livro adaptado ou livro lido), iremos ouvir aqui um texto (publicado ou não) cuja leitura em voz alta foi gravada (leitura do autor, de um ator, de um leitor profissional, de um coletivo ou de uma síntese vocal). https://www.ubook.com/audiobook/109679/o-segredo